segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sobre ser mãe de gato:: veterinário e como dar remédio

Acho que meu discurso aqui todo mundo já conhece, né? POSSE RESPONSÁVEL. Se vc precisa de exames periódicos e de check ups anuais, seu bichinho também precisam. Ok, eles detestam sair de casa, mas aí tem que pensar como minha mãe me dizia "é para o seu bem".
Numa dessa visitas anuais, em que levei Pri para saber se o problema renal que ela apresentou ano passado estava de fato curado, a veterinária detectou um caroço na mama. Aí já viu: caroços em gatos são, na maioria das vezes malignos, então corre para tirar!!!!! Foi preciso extrair a cadeia mamária inteira, então o corte vai de uma ponta a outra. Mas ou era isso ou ela poderia morrer, né? Olha meu bebê de roupinha.


A roupinha é indispensável e, além dela, recomendaram o colar elisabetano. Como felinos detestam, preferi montar guarda 24 horas para evitar que ela lamba os pontos. Até no chão estou dormindo, para ficar mais perto durante a noite.
Para dar os comprimidos, a técnica é a seguinte: abre a boca do bichinho, joga láááááá dentro, fecha a boca dele e massageia a gargante. Bem fácil ela engole, sabe? Mas qdo o tratamento é longo, eles vão desenvolvendo técnicas, e Pri estava colocando para fora depois de engolir. Daí apelei para a seringa: machuco o comprimido, misturo com o mínimo de água e jogo bem lá dentro da garganta. Está sendo até tranquilo dar os remédios.

Ah, fica a dica para quem é de Salvador e região metropolitana: o hospital veterinário da UNIME, em Lauro de Freitas, dá um atendimento de primeira e com um precinho bem camarada. Lá, paguei metade do preço que pagaria pela cirurgia no consultório. Além disso, eles são cuidadosos e se preocupam mesmo com os bichinhos e com os donos. O atendimento é de segunda a sexta, das 8:30 às 10:30 e das 13:30 às 15:30.

É isso.

bjim

Um comentário:

Monica Burich disse...

Tenho gato há muitos anos... A minha primeira morreu caindo da varanda, ai aprendi a colocar tela.
Depois tive um (o gordo, o gato mais carinhoso do mundo!!!) que morreu de problema renal, tratei com medico errado, que dava homeopatia... Foi terrível ,ele era um gato muito especial.
Depois tive mais dois, uma é a pepeta (que está com 14 anos, forte como um touro, mas anda muito tristinha... perdeu sua amiguinha...) e a bella que morreu há 4 meses, com um tumor no fígado (estranhamente ocorreu na mesma época que a minha irmã teve um câncer de fígado, e mais estranhamente as duas morreram, minha irmã e minha gata...) Claro que sofri e sofro muito mais pela minha irmã, mas a casa ficou um pouco vazia sem a bella, que viveu comigo 12 anos... Ainda olho para os cantinhos que ela gostava de ficar... Muito triste. Não dei sorte com os veterinários (apesar de gastar uma fortuna naquela clinica CTI na barra da tijuca).
Tem que ficar muito de olho para não perder nossos queridos bichanos.

Continue cuidando do seu com muito carinho. Também já dormi junto das minhas em outras fases (quando fiz a esterilização das duas, dormia com elas quando operadas...)

Os nossos animais merecem todo nosso amor!
Bjs
Monica
http://deliciosarotina.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...