segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paris - como eu fiz...

Aqui no blog, tenho um seção que se chama Lugares que passaram por mim, em que eu mostro, através de fotos, um pouco dos lugares que conheci. Ano passado fiz uma viagem para a Europa, bem no estilo mochilão, sabe? Busquei muitas informações na internet, e os blos pessoais me forneceram muito do que precisei por lá. Decidi também deixar registrado aqui como eu fiz. Sobre Madri eu já falei, hoje é a vez de Paris.
Acontece que eu havia ido a um congresso em Madri, então busquei, antecipadamente, passagens aéreas baratas para ir para Paris. Fui pela Easyjet, uma empresa bem popular, mas que me levou até a França. Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle, que fica fora da cidade. É bem mais barato chegar por lá. De lá, pegamos um trem (desculpem-me, mas não anotei e já não lembro valores) para a estação Gare du Nord. Foi meio complicadinho encontrar a plataforma de embarque correta, pois é tudo automático, e tínhamos dificuldades para nos comunicar.
De Gare du Nord, que fica no subúrbio parisiense, fomos andando até nosso hostel. Procurei o que havia de mais em conta, mas optei por um quarto duplo com banheiro. Ficamos no Perfect Hostel, um lugar limpo e seguro para dormir. Nada de conforto, mas bem pero da estação de metrô, mercados, padarias e até de um porto turístico bem lindo, a catedral de Sacre Coeur. Ficar lá talvez tenha tornado minha estadia menos glamurosa, mas era onde eu pude ficar.
Taxi em Paris é uma raridade, então deixamos no aeroporto de Madri parte de nossa coisas, guardadas em um porta bagagem. Paga-se por dia uns 5 euros. Valeu a pena, pois tive a arrastar minha mala pelas ruas de Paris uma 4 quadras.
Há, ainda, um passe para turista, que se chama Paris Visite. Com ele, vc anda quantas vezes quiser pelo metrô e pode escolher quantos dias vc quer. Como gosto muuuuuito de andar a pé, acabei achando desnecessário e, de fato, o foi. Comprei um carnezinho com 10 passes de metrô para mim e 10 para minha irmã e ainda sobrou.
Eu fui cheia de expectativa e me decepcionei um pouco. Quando imaginava Paris, não fazia ideia de que era uma cidade tão suja, com lixo pelas ruas e ratos. Vi um rato no aeroporto! Talvez se eu esperasse menos, tivesse gostado mais. Óóóóóóóbvio que o monumentos, museus, esculturas são belíssimos, mais a forma grosseira como somos tratados pelos parisienses me desanimou um tanto. Se volto lá? Pode ser, mas antes vou a outros lugares.
Como ficou muito texto, ainda essa semana começo a falar de meu roteiro na cidade, ok?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...