terça-feira, 18 de maio de 2010

Disciplina militar

Desde que fui chamada a dar aula no Curso de Formação de Oficiais da PM, venho pensando sobre a disciplina militar. Acho que o sonho de todo professor é ter uma turma em que a disciplina não seja um problema, em que os alunos estejam sempre pontualmente em sala, em que não se atrasa a entrega de trabalhos, em que não se pensa em dar respostas desrespeitosas ao professor.
Ah, um sonho não precisar alterar o tom de voz para avisar que está em sala e que vai iniciar a aula! 
Etavam todos à vontade, espalhados pela sala, e a minha simples presença na porta da sala foi suficiente para que o aluno que ocupa a posição de líder de turma dissesse em alto e bom tom o comando "Atenção!". Em segundos, estavam em pé, bonitiiiinhos, organizadiiiinhos, esperando que eu comandasse "À vontade"... 
Ai, se toda escola pública fosse assim... "Permissão para sair da sala e tomar água". "Permissão para entrar na sala"... 

Diz aí, vc que sabe bem o que é ter um turma daquelas, em que vc deseja não ser professor diante de tanta bagunça: parece ou não um sonho de disciplina? 

7 comentários:

Clark disse...

Sua reacionária!
Sua direitista!
Sua conservadora!
Sua “republican“!

BEM-VINDA! hehehe

Liu disse...

Disciplina militar para todos já!!!
Meeeeeu deeeeeeeus...Dar uma aula inteirinha sem pedir silencio, sem mandar sentar, sem ter que falar alto por causa da bagunça que vem do corredor, isso existe msm???Aaaai que sonho!!!

Tem algum militar por ai querendo dar um golpe???Eu apoio!!!

#100%heilhitler

Luci Hora disse...

Eu quero isso pra mim! Ai, que sonho!

Tigre disse...

A gente sabe há tanto tempo que colégio militar é sempre o paraíso... Por que tanta gente precisa organizar escolas de forma diferente?

Clark disse...

Num precisa de golpe militar não. Aliás, foi já na época da ditadura que a educação "progressista" começou a se disseminar. Não por ação dos militares... mas foi.

Mas colégio tem que ter disciplina mesmo. Eu tenho um desprezo profundo por pseudo-professor que se levanta para falar mal de "aula túmulo, em que o aluno não pode dar um pio"...

É o lixo da pegagogia. Aprender disciplina, aprender a ouvir, aprender a se comportar decentemente em espaços públicos é das obrigações dos alunos. DEPOOOOIS, à medida que vão crescendo, aí as regras podem/devem se afrouxar. Mas DEPOIS que eles aprenderem a ficar calados e sentados... quando é necessário.

Rafa Ariane disse...

Adoro regras! Liberdade só pode ser dada a gente civilizada, e não à "massa rude e ignara", como dizia meu pai... heheehe

Lila Beatriz disse...

Isso é surreal!!!
Era tudo o que eu queria!!!
Imaginemmmmmmmmm tudo isso associado a uma forte presença masculina!!! Isso é ultra-surreal!!! Você já se beliscou, Vida???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...