quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eu li:: Relato de um certo Oriente


Eu havia lido Dois Irmãos, de Milton Hatoum, então uma amiga me disse que esse era o seu melhor livro: Relato de um certo Oriente. Peguei o livro e me joguei na leitura, que em muitos pontos se assemelha ao outro livro: a história se passa em Manaus, com uma família cujos pais vieram para o Brasil há muitos anos. A história gira em torno de fatos do cotidiano de uma família, de suas brigas e felicidades, de suas angústias, sempre tendo como o fio condutor a sua matriarca Emilie. 
Considero um livro difícil, pois não há uma narrativa linear, como me parece ser típico de Hatoum. É preciso pensar para entender quem está fazendo a narração, pois a cada capítulo uma pessoa diferente toma a palavra. Para mim, as coisas foram um pouco mais fáceis, pois peguei o livro emprestado a uma professora de literatura e havia anotações. No começo, evitei lê-las, mas a curiosidade não deixou e acabei recorrendo a elas.
É um livro instigante, emocionante e que faz pensar. Recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...