terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia de caruru


Não sei como é na cidade de vocês, mas aqui em Salvador é dia de comer comida baiana. Não que todos a comam, mas na sexta você acha as iguarias baianas em todo canto. Desde o restaurante da faculdade é o self service do shopping... todo lugar segue essa tradição. Não sei pq sexta, só sei que eu amo mto tudo isso. Minha mãe não é baiana e não sabe fazer comida baiana, então só como  na rua.
Semana passada, em plena quinta, minha irmã me chamou para comer caruru. Me arrumei correndo e, só qdo cheguei ao shopping, nos demos conta de que era quinta e não tinha o que queríamos.
Aí onde vcs moram tem algo assim? Tem dia de algum tipo especial de comida?

E já que falei nas delícias de minha terra, vou apresentar a vocês. Não vou dizer como se faz (pq não sei), mas vamos encher os olhos. 
Ah, só comecei a comer caruru (a gente diz que come caruru, mas, na verdade, nos referimos a todo o conjunto, sabe?) depois dos 15 anos, pois achava feio e não queria provar. Achava o cheiro maravilhoso, mas não encarava. Depois que comi a primeira vez, agora tenho é que me segurar para não comer sempre, pq é muito calórico, já que tudo leva azeite de dendê.

O primeiro que mostro é o caruru mesmo. Ele é uma quiabada com azeite de dendê e camarão. Bom d!

Foto: receitasdecomidas

O meu preferido meeeesmo é o vatapá. Não sei como se faz, mas dizem que é com pão, sei lá. Tb tem dendê e camarão, amendoim e coisas assim. É uma delícia. Perco a classe junto dele.

Foto: egroup
Tem também a farofinha feita com dendê. Fica amareliiiinha.


Foto: bemfeitinho
Não se pode esquecer do abará e do acarajé. O abará é o mais amarelinho, que é cozido. O acarajé é da mesma massa do abará, só que frito. Nem sempre, nos restaurantes do shopping, por exemplo, vai ter esse acompanhamento. Sempre tem quando as pessoas oferecem caruru em suas casas.


Foto: gastronomiasavador


Tanto o acarajé como o abará podem ser servidos de forma independente, em um tamanho maior, cortado ao meio. Dentro dele, vem caruru, vatapá, camarão e salada. E pimenta, para os que gostam! Assim é bem típico das ruas e se encontra em qualquer lugar da cidade. As pessoas brincam dizendo que o acarajé é o hambúrguer de baiano. Fico meeeeeses sem comer por conta do colesterol.



O prato pronto, que me acaba, fica assim, como na foto, tirada do site do Acbeu bahia.





Há outras comidas famosas da terra, mas quando se fala "comi comida baiana", se pensa logo no prato aí de cima, que sempre vem com arroz, pode ter um feijão fradinho e uma banana frita. Morri!
Bem conhecido e desejado também é o bobó de camarão.

Foto: viajamos
 E a moqueca, que enche os olhos de qualquer um, né? Pode ser de peixe, de camarão, de frutos do mar, todos misturados. Nham, nham.

Foto: flickriver

E aí, conhecem as delicias de minha terra? Se vierem por aqui numa sexta-feira, me chamem para a gente comer um caruruzinho, viu?

Um comentário:

Hilsa Camargo disse...

Ai meu Deus que delícia... fiquei morrendo de vontade!!!

Beijocas

www.vidabonita.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...