sábado, 24 de julho de 2010

Torta de limão

Yes! Eu fiz uma torta de limão. Fácil, fácil... Não ficou da melhor forma possível, mas para a primeira vez, tá bem gostosinho. Ó!

                                         





Receita

200g de biscoito amanteigado
100g de manteiga
1 lata de leite condensado
3 limões
2 claras de ovo
4 colheres de sopa de açúcar


Modo de fazer



Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a casquinha: Para fazer a casquinha da torta é necessário moer os biscoitos até obter uma farinha fina. Para isso use o liquidificador e uma peneira. Aos poucos coloque alguns biscoitos no liquidificador e bata por alguns segundos. Vire tudo numa peneira encima de uma tigela e coe retirando os pedaços que ainda ficaram grandes. Volte esses pedaços para o liquidificador e acrescente mais alguns biscoitos. Repita essa operação até todos os biscoitos serem reduzidos a farinha. Em um potinho pequeno derreta a manteiga no microondas por uns 30 a 40 segundos. Misture a manteiga com a farinha até obter uma farinha mais grossa e uniforme. Vire tudo num pirex médio (aproximadamente 30cm de diâmetro) e com as mãos vá apertando a farinha nas bordas e no fundo para que ela fique uniforme e forme a casquinha da torta. Com a manteiga, a farinha de biscoitos vai ficar mais úmida e com liga o que ajuda a formar uma "massa" à medida que fôr apertando com os dedos. Ponha para assar por uns 10 minutos até a casquinha ficar levemente dourada. Retire do forno.

DICA: Para desenformar a torta é necessário usar uma forma especial que solte o fundo e a lateral.

Prepare o recheio: Para o recheio basta apenas misturar o leite condensado com o caldo dos limões, em uma tigela mas antes de cortá-los, lave-os bem com uma escovinha e com a ajuda de um raspador ou ralador, retire lascas ou raspinhas nas cascas dos limões para usar na cobertura da torta.

DICA: O suco cítrico dos limões faz com que o leite condensado talhe e engrosse tornando o recheio mais encorpado e grosso.

Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare a cobertura: Para a cobertura é preciso preparar um suspiro bem durinho com as claras e o açúcar. Na batedeira bata as claras na velocidade máxima por 5 minutos. Elas deverão ficar bem durinhas. Depois aos poucos vá colocando o açúcar e continue batendo. Por último acrescente as raspinhas dos limões e deixe bater mais um pouco para dar um gosto ao suspiro.

DICA: Não coloque o açúcar todo de uma vez para evitar que o suspiro perca o ponto e fique mole.

Prepare a torta: Espalhe o recheio dentro da casquinha uniformente e cubra tudo com o suspiro formando picos com as costas de uma colher. Volte ao forno em temperatura mais baixa (+/- 150°C) e deixe até o suspiro dourar. Retire e deixe esfriar para servir.

DICA: Deixe o suspiro assar bem, porém sem queimar, caso contrário ele irá murchar depois que esfriar.

5 comentários:

Clark disse...

Só para registrar: desse post, eu só olhei as gravuras...

Liu disse...

Eu tb só olhei as gravuras!!!

Luci Hora! disse...

ADorei! PEna que deve ter milhares de pontos! :S
Adorei as suas dicas!!! (Só pra constar: Além das figuras,li todo o post! \o/)
Adoro essa sua versão "tento ser a melhor dona de casa"! ADORO! :*

Vida disse...

Lu, vc acha mesmo que eu que pensei essas dicas? Tá igualzinho ao site. hihihi

Rafa Guerra disse...

Hummmmmmmmm costumava fazer uma torta dessas, só a massa q era diferente. Despertou meu pecado capital favorito!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...