sábado, 3 de abril de 2010

Dilema

Os que me conhecem sabem que não sou nenhum exemplo de dona de casa: não sei cozinhar, organizaçãonão é minha maior característica, não vejo graça nenhuma em arrumar a casa. Hoje, diante da necessidade de escrever um capítulo em tempo récorde, num sábado de feriado, sem o marido em casa, após 3 páginas escritas, tentei fugir da tese. A fuga??? Não, queridos, não fui ao shopping me divertir com comprinhas e comidinhas! Fui fazer faxina em minha casa... Vcs têm noção do tamanho de meu desespero? Qualquer coisa naquele momento me serviria, contanto que ocupasse meu tempo e me tirasse da tese, então até um balde e um produto novo de limpeza me foram atrantes. O nome disso??? DESESPERO! Pq mesmo inventei de fazer este doutorado?
E este questionamento me leva a uma outra reflexão. Uma amiga, em conversa no msn, disse a seguinte frase "Estou com muito medo de fazer o doutorado. Muito medo!" Confesso, eu também tenho medo do doutorado. O que me assusta no tal doutorado não é a pesquisa que devo fazer, pois esta me encanta profundamente. O que me assusta no doutorado não são as disciplinas a cumprir e os trabalhos a realizar; tenho gosto pelas aulas e por produzir a partir delas. O que me assusta no doutorado não é ter que escrever uma tese; aos poucos, nem que seja de 3 em 3 páginas, ela acaba saindo. O que me assusta no doutorado é ser doutora. Sim, ser doutora. Depois de doutora, é imperativa minha entrada numa instituição de ensino pública, pois serei uma profissional que não interessa às faculdades particulares. Às particulares interessam doutores até que obtenham o reconhecimento de seus cursos. Depois disso, demissão em massa, como ocorreu há uns dois anos em uma conhecida instituição de Salvador.
É louco, mas uma amiga, tendo em mãos seu título de doutora, disse-me ter receio de entregar na faculdade particular em que leciona, pois, em suas próprias palavras "o diploma pode ser a sua porta de saída da instiutição". E o que me aguarda? Eu PRECISO que haja concurso depois de eu concluir meu doutorado, mas pelo que ando vendo, com tantas vagas aparecendo por aí, não vai sobrar nadinha para mim, já que quem entra na universidade pública só na na compulsória, aos 70 anos. Será que vou ter que esperar uns 30 anos para depois ter a chance de concorrer a uma vaga??? Concorrer, pq passar já são outros quinhentos...

2 comentários:

Lila Beatriz disse...

Andar com fé eu vou, pq a fé não costuma "faiar"...
Fé, cientista!

Leo disse...

nossos blogs podiam ser um só, de tão parecidos os anseios e as narrativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...